Vale a pena antecipar as parcelas da dívida do seu imóvel?

Vale a pena antecipar parcelas do apartamento financiado?

Vale a pena antecipar as parcelas da dívida do seu imóvel?

Todo mundo que possui um financiamento imobiliário tem a mesma dúvida, será que vale a pena antecipar as parcelas do seu financiamento?

Essa operação trará vantagens ou apenas uma antecipação da dívida atual? O trabalhador geralmente aguarda ansiosamente para que o recebimento do décimo terceiro salário ocorra para que as dívidas possam ser quitadas.

De acordo com especialistas realizar o abatimento de parte das suas dívidas pode ser uma boa estratégia, porém o financiamento imobiliário precisa ser tratado com maior cuidado, devido aos riscos e valores envolvidos.

Para que você possa tomar a decisão correta você precisa comparar os juros que são cobrados em toda a operação de crédito.

• Imóveis ainda na planta

Para quem comprou um imóvel ainda na planta, direto com a construtora e está pagando, não é vantagem realizar o adiantamento das parcelas, uma vez que não existem encargos até o momento da entrega das chaves. A única “vantagem”, se é que posso chamar assim é a diminuição do saldo devedor. Neste caso, uma opção seria investir o seu dinheiro, que seria destinado ao adiantamento das parcelas em um produto de baixo risco, como um fundo de renda fixa ou um certificado de depósito bancário, onde seu dinheiro não ficaria parado, teria uma margem de lucro, mesmo que pequena. Dessa forma, até o momento da entrega das chaves você conseguirá amortizar os juros da operação total.

• Imóveis prontos

É muito comum em financiamentos de imóveis, seja eles uma casa ou apartamento, que estejam prontos que o banco ou a incorporadora responsável pelo financiamento não oferecerem nenhum desconto para a antecipação de parcelas, é necessário verificar essa informação no ato da assinatura do contrato. Desta forma, você não teria nenhuma vantagem em antecipar o valor das parcelas, é mais válido investir o valor e ir quitando as parcelas dentro do seu vencimento, podendo ainda quitar suas parcelas antes do vencimento para adquirir a confiança da financeira e ter a certeza de que suas obrigações estão em dia, evitando sustos ou surpresas desagradáveis.

Independente do tipo de imóvel é importante verificar o contrato de compra, que informará se caso ocorra o adiantamento das parcelas haverá amortização dos juros, se for contemplado em contrato, a antecipação lhe trará vantagens, caso contrário, pague as parcelas conforme seu vencimento ou pague algumas parcelas por vez, somente para garantir o pagamento.