Raças de cachorro para quem mora em apartamento

Raças de cachorro para quem mora em apartamento

Raças de cachorro para quem mora em apartamento

Muita gente se pergunta qual é a diferença entre manter um cachorro em uma casa ou apartamento e a diferença é básica: o espaço. Pelo menos em alguns momentos de sua rotina, o cachorro precisa correr, brincar, se sentir livre e mesmo morando em apartamento, seu dono pode proporcionar-lhe esses momentos passeando com seu animal de estimação.

Um dos pontos mais importantes na hora de escolher qual é a raça ideal para sua aquisição, está justamente em você entender que o tamanho deles não importa, mas sim seu temperamento e como costumam liberar suas energias. Quanto mais agitado o cachorro tende a ser, menos apropriado será para quem mora em apartamento.

Então, que raça escolher? Tudo depende do que você procura: um cachorro calmo, que lata pouco e que não dê muito trabalho, um companheiro para suas horas de folga e passeios ou ainda, uma mistura de todas as características. Cada raça apresenta um perfil do animal e os seus objetivos devem se encaixar com as descrições citadas.

O Buldogue Inglês está entre os mais procurados para quem mora em apartamento, já que o cão é totalmente pacato e não tem muita energia para liberar, prefere a tranquilidade.

Já o Chihuahua, apesar de pequeno, necessita de um espaço, mesmo que menor, para descarregar toda sua carga enérgica. Muito indicado para os prédios que possuem jardim para passeio ou espaços próximos em que seja possível soltá-lo em determinados momentos.

O Poodle Toy já foi muito requisitado, porém hoje a busca por ele tem diminuído, mesmo sendo um cachorro ideal para apartamentos, já que solta pouco pelo.

A busca atual da população tem sido ao denominado Yorkshire Terrier. O cachorro é enérgico e olhos, normalmente saltados, chamam a atenção.

Outros cães que perderam um pouco a fama, porém continuam se estacando pelas características carinhosas demonstradas ao dono são o Cocker e o Schnauzer. As duas raças permitem que você tenha um cachorro ideal para seu apartamento por conta da companhia que lhe proporcionam.

Já o Shih Tzu é aconselhável para quem não consegue estar o dia todo com o cachorro, ele tende a se comportar de forma tranquila sem companhia, diferente do Boston Terrier, que age de forma amável quando está em companhia da família, um pouco mais dependente, assim como o Pug, conhecido pelo pequeno tamanho e apego a quem reside com ele.

Há também quem more e apartamento e prefira adquirir um cachorro que aprenda rápido a fazer suas necessidades em local apropriado por exemplo. Nesse caso, a indicação ficaria por conta do Spitz Anão ou do Cavalier, que além de aprender rápido não destrói o ambiente.

O Chow Chow, muito conhecido pela beleza, pode não ser uma boa opção, pois o seu temperamento, quando adulto, pode gerar complicações dentro de um espaço como apartamento. Portanto, é válido deixar isso claro aqui para que não se deixe levar somente por sua graça.

Depois de escolhida a raça, o morador do apartamento deve entender que o cachorro precisa dos mesmos cuidados que ele teria se morasse em uma casa: banhos semanais, passeios, alimentação regrada em rações específicas para cada raça e todos os detalhes que o permitam conviver de forma tranquila.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você... já decidiu?