O que você deve considerar no planejamento de um jardim?
O planejamento de um jardim, tem por essência construir ou reconstruir espaços para lazer, mas, jamais deve-se ignorar algumas regras.
Como por exemplo a harmonia paisagística, que deve manter o foco na estética, entretanto os jardins devem oferecer a interação das pessoas com o meio.
A beleza das plantas, percebida nos detalhes, bem como cor e perfume devem ser usados para aumentar o conforto sensorial daqueles que circulam pelo local.
Além disso, os jardins precisam ser autossustentáveis, com sistemas de irrigação econômicos e principalmente com a manutenção compatível com a realidade de onde estão sendo projetados.
O planejamento de um jardim deve estar dentro da realidade
Imagine um condomínio de padrão de consumo baixo, optar por um jardim com plantas exóticas e raras, ou mesmo um projeto paisagístico para uma residência no Sul contar com plantas demasiadamente sensíveis ao frio.
Parece utopia, mas acreditem, há muitos profissionais que desconhecem peculiaridades como essas, e focam projetos apenas na estética.
Criar um jardim é jamais realizar o plantio desordenado de algumas plantas ornamentais, incluir alguns móveis, instalar luminárias imponentes...
Requer profissionais e profissionalismo exímios e detalhistas, que saibam considerar:
• O estudo das espécies;
• Avaliação do solo;
• As variações climáticas da região;
• O estilo arquitetônico da construção onde será incorporado o jardim;
• Compatibilidade plástica para que aja equilíbrio entre as cores e formas;
• Outros objetos que contemplarão o ambiente;
• Estilo de vida dos usuários.
Pois, o paisagismo tem a finalidade primária, como já dissemos, de integração do homem com a natureza facultando-lhe melhores condições de vida.
Ferramentas e mecanismo para otimizar o desempenho na construção a manutenção do jardim
Todo o contexto estrutural precisa ser pensado considerando o desempenho pluviométricos, principalmente que visa o aproveitamento da água e energia elétrica.
Neste contexto, podemos salientar a importância da irrigação com sistemas otimizados, como por exemplo, considerar o uso de mangueiras micro perfuradas a laser, que reduzem o consumo em até 50% de água.
A iluminação deve ser sustentável, com lâmpadas de alta performance como as de LED, que oferecem alta rentabilidade, baixo aquecimento e sem efeitos de radiação, ou mesmo solares com sistema fotorresistor.
Em relação as plantas, a atenção especial é em relação a facilidade de adaptação e principalmente na manutenção, que deve ser simples e econômica.
Os passeios devem ser seguros. Se a opção for pisos, estes devem ser antiderrapantes e oferecer proteção contra a umidade.
Acessórios para projetos de jardim precisam ser duráveis e confortáveis
As premissas para os itens considerados decorativos para jardins, como bancos, playgrounds, solarium, etc, ficam melhores quando confeccionados com matéria prima que não oxida, e que não apodreça facilmente.
Além disso, devem ser seguros, e de manutenção simples.
Os jardins são possibilidades de resgatar o convívio entre os moradores, no caso de um condomínio por exemplo. Para as residências servem para o encontro e o compartilhar.
Mas, acima de tudo buscam o estabelecer o equilíbrio para amenizar o vácuo na relação homem x natureza, criado pela ânsia do progresso pertinentes a vida urbana.