Como peças recicladas podem agregar a decoração do seu apartamento – 5 ideias sensacionais!

Peças recicladas na decoração

Como peças recicladas podem agregar a decoração do seu apartamento – 5 ideias sensacionais!

Reciclar é antes de tudo viabilizar e incentivar o consumo consciente, mas não apenas, pois através dela criamos e recriamos objetos incríveis, que surpreendem em beleza e utilidade.

As últimas informações sobre a reciclagem no Brasil, apontam que 80 milhões de toneladas/ano de lixo são geradas, e deste montante apenas 3% seguem para reciclagem.

Em cifras, densos R$120 bilhões, aumentam o montante do fundo de produtos que poderiam ser reciclados, porém são descartados, as vezes de forma errada.

No contexto atual, onde a necessidade emergente é a de “cuidar do planeta” e diminuir o consumismo, é preciso esforço em conjunto para encontrar formas a fim de melhorar o destino do lixo.

A possibilidade democrática de desenvolvimento de novos objetos a partir dos reciclados, é incentivada entre profissionais de várias áreas, inclusive arquitetos, decoradores e designers.

Utilizar reciclados em projetos para apartamentos, por exemplo, é simplesmente oferecer algo incrivelmente diferente, que atrai olhares e atenção pelo modo expressivo no resultado final.

Neste post, vamos apresentar 5 ideias sensacionais e muito criativas!

1. Reaproveitando tambores de metal

Escolhi os tambores, porque são itens grandes, duráveis e que podem ser transformados com facilidade.

Como esses recipientes são utilizados na indústria, podem ser encontrados com facilidade e de diversos tamanhos.

E peças incríveis podem ser confeccionadas, como:

• Luminárias coloridas ou com a estampa original tipo pendente: que podem ser aproveitadas para espaços gourmet, e até mesmo sobre bancadas;

• Pia para lavabo, ou mesmo para incrementar a área de alimentação: neste caso, ao tambor são incorporados os mecanismos hidráulicos e acabamentos que destacam a peça, pela excentricidade e pela funcionalidade;

• Mesa de centro ou de canto, com armário: este móvel deixa qualquer espaço descontraído e muito lindo;

• Churrasqueiras para o ambiente externo.

2. A madeira e as infinitas possibilidades

Desde restos e sobras de madeira que podem ser usados para obras de arte, até móveis úteis são sugestões para reaproveitar a madeira.

Vejas algumas ideias:

• Móveis rústicos: com sobras diversas é possível recriar um tipo de mobília incomum, que remete ao antigo, porém com estilo rico em personalidade, como penteadeiras, aparadouros, mesas de centro, etc.;

• Objetos de decoração: porta-retratos, bandejas para servir petiscos, suportes de parede, entre outros.

3. Vidro é luxo quando reutilizado

O vidro é 100% reciclável e por diversas vezes. No entanto, para o uso doméstico o reaproveitamento é que viabiliza reutilizá-lo, sem a necessidade de enviar para uma usina de reciclagem.

Todos se rendem ao estilo ímpar dos vasos, e luminárias recriados a partir das garrafas de vidro.

Embalagens de vidro podem ser transformadas em potes para guardar coisas, ou para armazenar alimentos a serem consumidos.

Lâmpadas comuns ficam lindas quando transformadas em lâmpadas de óleo. Um pouco mais ousado, os vitrôs ou mosaicos de vidro reciclado, de destacam como objeto de decoração luxuoso.

4.Plástico reciclado é matéria prima resistente

Quando falamos em reciclar plásticos, o que vem à mente?

Na maioria das vezes, as garrafas pet, não é mesmo? No entanto, além das embalagens pet, existem vários outros tipos de plástico que possibilitam criar verdadeiros objetos de arte.

As caixas de plástico, tipo engradado, pode ser transformado em mesas, prateleiras ou como baú organizador.

As sacolas plásticas (um dos itens que mais agride o ambiente) podem ser transformadas em tapetes, cachepôs, vasos suspensos, entre outros itens.

5. Papelão e Tetra Pack recriam objetivos exóticos

Desde biombos, mesas de cabeceira, até armários grandes, tudo pode ser feito a partir do papelão.

Já com Tetra Pak, é possível confeccionar objetos de decoração muito resistentes, uma dica são os vasos com acabamento texturizado, mas para quem deseja uma peça realmente incrível, confeccionar móveis como cadeiras e mesas é um grande passo.

Além disso, reciclar é também reutilizar móveis e objetos que já perderam utilidade, mas que com criatividade podem ocupar uma nova posição dentro de qualquer ambiente.