3 importantes novidades / tendências da construção civil

Tendências da construção civil

3 importantes novidades / tendências da construção civil

As inovações na construção civil, permitem o desenvolvimento de processos com melhoras significativas em vários setores.

Necessidade é a palavra que define a busca por insumos e métodos baseados em conceitos, não novos, mas agora emergentes como:

• Sustentabilidade;

• Racionalização dos recursos;

• Otimização dos serviços.

E, naturalmente redução de custo para a construção de qualquer empreendimento.

Entre várias, separamos 3 relevantes novidades no setor, com foco nas premissas acima. Acompanhe!

1. Concreto biológico ou bioconcreto

O processo de selamento de fissuras com a ação de microorganimos (bactéria bacillus pseudofirmus) é sem dúvida uma das mais interessantes invenções.

Pesquisas na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, a partir da bactéria encontrada nos espaços híbridos da Rússia, bem como outros estudos na Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, apostam em novos e inusitados recursos, que tem por tese inicial a proliferação com autopoder, protetor e regenerador para paredes e tetos de edificações.

No caso das bactérias, a autoprodução de carbonato de cálcio que é ativado toda vez que entra em contato com água e oxigênio (característica da fissura) permitem o crescimento da mesma, o que resulta no fechamento da fissura.

Além da Bacillus Pseudofirmus o aditivo a base de lactato de cálcio é incluso na fórmula, combinação perfeita para a reação química que resulta em calcário, que irá “fechar” a fissura gradualmente.

Já, a Universidade da Catalumba desenvolveu o projeto também chamado de concreto biológico, mas com enfoque diferente, ou seja: A construção da parede com aditivos especiais. São estes: Cimento Portland modificado de forma que possibilite o “crescimento” de plantas rasas como musgos, líquenes e/ou algas minúsculas para então servirem de proteção as paredes e tetos de construções de grande porte, inclusive.

2.   Captação de energia solar em rodovias

Sem dúvidas um projeto audacioso, mas extremamente promissor! Liderada pela Engenharia da França, o projeto consiste na instalação de painéis fotovoltaicos (elaborado por células) incorporado ao pavimento.

De alta resistência (suportando o calor natural, do trânsito e o frio intenso até de neve) mas com sutileza na gramatura, não interfere em nada o fluxo dos veículos.

3.   Impressão 3D

Com custo baixo e muito eficiente, a construção civil já pode contar com este recurso, principalmente para obras que exigem detalhes na elaboração.

Entre as principais vantagens estão:

• A otimização no uso dos recursos tanto materiais como mão de obra;

• Possibilidade uso de reciclados na elaboração do micro concreto.

Vários países do mundo estão apostando nesta tecnologia, principalmente Estados Unidos, China e Espanha, que recentemente inaugurou uma ponte de 12 metros de comprimento, totalmente confeccionada em impressão 3D.

Essas são apenas 3 grandes tendências mundiais na construção civil, mas é válido citar ainda ações mais simples como:

• As novidades para gestão da água;

• Construção a seco;

• Novos e mais potentes softwares para administração de projetos;

• Tecnologia de ponta para mapeamento de terrenos e acompanhamento de obras com o uso de drones.

Enfim a lista é ampla, porém, o mais importante, é salientar que não existe limites para a criatividade humana, e não podemos nos limitar aos recursos atuais disponibilizados para elaborar e edificar grandes e pequenas obras.

Que sejam sempre bem vidas as ideias e soluções para facilitar a vida das pessoas e principalmente preservar o planeta!



Consultas realizadas:

http://www.architectmagazine.com/technology/material-trends-to-watch-in-2017_o.

http://www.aconteceimobi.com/artigos/a-primeira-ponte-impressao-3-d.