Dicas de iluminação para o seu apartamento

Dicas de iluminação para o seu apartamento

Dicas de iluminação para o seu apartamento

A iluminação é um ponto pouco lembrando quando falamos em decoração de apartamentos. A grande parte do tempo dedicado para projetos de decoração é para mobiliário, inspirações para pinturas, cores e objetos para dar um charme para todo o projeto. Por isso, frequentemente esquecemos que o que dá vida para a decoração é a iluminação. Uma boa iluminação deixa o espaço muito mais confortável e acolhedor.

Confira as nossas dicas para que seu ambiente ganha vida nova

• Quais os tipos de iluminação?

No planejamento da iluminação do apartamento é preciso levar em consideração todos os tipos de iluminação, que terão diversas funções. Podemos destacar como os principais tipos de iluminação: luz ambiente, luz elétrica, luz de destaque, luz natural e luz para tarefas.

Conhecendo um pouco mais sobre cada tipo de iluminação

• Iluminação natural

Para conseguir aproveitar ao máximo a iluminação natural do seu apartamento não utilize muitos materiais pesados na decoração ou cores escuras. Tecidos como veludo e camurça pode impedir a entrada da luz natural. As melhores opções são tecidos naturais que sejam leves e em tons claros. Para aproveitar melhor a iluminação natural do seu apartamento utilize espelhos na parede que seja oposta à sua janela. Os acessórios decorativos que possuam superfície espelhada são uma ótima opção pois ajudam a refletir a luz em tapetes e carpetes.

• Iluminação elétrica

A iluminação elétrica é essencial para compensar a falta de luz natural e para criar o ambiente perfeito. Ser criativo é mandatório, pois você precisará escolher os melhores sistemas de iluminação para que seu apartamento fique a sua cara.

• Iluminação ambiente

A iluminação ambiente é uma iluminação complementar, ela será a responsável por deixar seu apartamento com um ar acolhedor.

• Iluminação de destaque

Como o próprio nome já diz, ela é uma iluminação para quem pretende dar destaque para algum elemento decorativo, seja ele uma arte, uma escultura ou uma pintura.

• Iluminação para tarefas A iluminação para tarefas é um recurso utilizado para proporcionar conforto aos olhos, para que consigam desempenhar uma determinada tarefa. Muito utilizada em espaços que são utilizados como escritórios e salas de estudo.

Compartilhe se gostou.