DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

Como fazer uma decoração sustentável

DICAS DE DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

A sustentabilidade é vista hoje, como a base para muitos processos, desde o momento que a sua definição se tornou conhecida no mundo: a busca de soluções para seus problemas e práticas utilizando estratégias que não agridam o meio ambiente.

Hoje, ela participa de tantos processos, que inclusive na decoração passou a fazer parte. Uma decoração sustentável é aquela que, por mais que traga ideias modernas, passe a contar com soluções que não poluam que tragam objetos decorativos que derivem de preocupações ambientais.

A decoração sustentável é procurada por diversas pessoas, defensoras do meio ambiente e que desejam colaborar para um planeta melhor. Mas como produzir ou comprar decorações sustentáveis? E onde?

ENTENDENDO A DECORAÇÃO SUSTENTÁVEL

Alguns dos critérios utilizados pela decoração sustentável se baseiam na ideia de reutilizar produtos, uma vez que estes costumar ter boa qualidade, já que seu reaproveitamento tem eficácia. Um produto de má qualidade dificilmente poderia ser aproveitado novamente, porque estragaria em meio ao processo.

Os acabamentos são as peças chaves dos produtos quando se pensa em reutilizar, porque podem transformar um produto que tinha todas as caraterísticas de um item sustentável, mas não chamativo e com o revestimento teve um toque de elegância por exemplo.

Uma decoração sustentável pode trabalhar também com o paisagismo, quando então estiverem inclusos no espaço jardins podendo possuir até horta saudáveis e muitas plantas, por toda a parte. Assim, o local estará repleto de natureza ao redor, o que significará um espaço mais saudável para se habitar.

Saber o lugar certo das coisas contribui imensamente para uma prática de decoração sustentável, uma vez que usar, por exemplo, a iluminação solar pode ser uma boa proposta de sustentabilidade agregada ao retorno financeiro devido à diminuição de gastos.

ONDE EU ENCONTRO PEÇAS SUSTENTÁVEIS? QUAIS SÃO ELAS?

A resposta para esta pergunta é mais óbvia do que se possa parecer. Isso porque, encontrar peças para decoração sustentável pode começar por sua casa. Sim, afinal, aquele estofado que acabou saindo de moda, pode ser transformado em um sofá moderno, com estampas que combinem com a sua sala.

Além disso, aquelas cadeiras velhas que estavam na cozinha podem passar a fazer parte do quarto se modificas e assim sucessivamente. Nada é mais importante na sustentabilidade do que usar ou transformar o que já se tem.

Até produtos como garrafas ou embalagens que iriam para no lixo, com ideias criativas podem torar-se o que há de mais belo em um espaço nada conservador. Inovar sem jogar nada fora ou precisar comprar são as tendências da decoração sustentável, que tem feito os designers de interiores enlouquecerem em meio a tantas opções.

A casa passa a ficar mais harmoniosa em meio a práticas tão positivas. Porém, ser sustentável inclui tudo, agir pensando no meio ambiente e não apenas incluir itens com esse procedimento. Ter um composto por uma decoração sustentável é ótimo, mas saber que o lixo deve ser jogado na lixeira é ainda mais importante.

A SUSTENTABILIDADE TOMANDO CONTA DO MUNDO DECORATIVO

Existem alguns produtos sustentáveis que hoje, são muito comentados e utilizados por decoradores ou donos de casa que desejam transformar alguns conceitos da decoração sustentável.

Entre eles podemos encontrar os filtros de café que passam a fazer parte de decorativos para a cozinha, por exemplo, a utilização de tecido que não está sendo usado para transformar objetos, como almofadas e ainda adquirir produtos artesanais, pode colaborar para um mundo sustentável.

Algumas das vantagens da decoração sustentável é a economia de dinheiro e do tempo, uma vez que se você mesmo gosta de inovar peças, customizando-as, esta pode ser uma solução bem rápida e que fará toda a diferença no visual do local.