Curtindo a vida na cozinha

Curtindo a vida na cozinha

Curtindo a vida na cozinha

É na cozinha que a vida acontece! Eis a máxima da pessoa que ama seu apartamento ou sua casa! O resgate da utilidade da cozinha na vida familiar é a urgência do momento.

No passado (mais ou menos distante) mães e pais cozinhavam com os filhos por perto, e as refeições eram feitas ali mesmo, basta resgatar imagens e verá como as cozinhas eram amplas, aliás eram os maiores ambientes das casas, justamente porque todos se reuniam neste ambiente.

O que se tem percebido, é que as propostas em conceito aberto tendem a resgatar a aproximação entre as pessoas da família, e mesmo os amigos e parentes.

Cozinhar, conversar, sorrir e ainda estar a par do que os filhos estão fazendo ou assistindo o seu seriado preferido que está passando na televisão, são coisas que não se pode colocar valor, concorda?

Armários e eletrodomésticos para facilitar a rotina

Outro detalhe importante que uma cozinha deve oferecer, são armários resistentes, de qualidade, que sejam fáceis de limpar.

O espaço deve ser o necessário para poder guardar o máximo, deixando os balcões e bancadas livres e organizadas. Os materiais devem ser resistentes a umidade e anti-riscos, pois eles estarão visíveis já que a cozinha é integrada.

Os eletrodomésticos facilitam a vidas das pessoas, e você deve investir em itens como fritadeiras específicas, processadores, fornos (para elaborar alimentos assados mais saudáveis).

Estilos e acabamentos

As cozinhas planejadas ajudam no aproveitamento do espaço, com trânsito livre e acomodação confortável para os usuários.

As ilhas, são charmosas e higiênicas, inclusive, até as torneiras podem ser objetos que agregam valor a cozinha.

Na parede, a pintura em tons claros e os revestimentos como mosaicos; ladrilhos; pastilhas; cerâmicas ou mesmo papel de parede entregam beleza e funcionalidade.

Itens indispensáveis

Para uma cozinha, a janela é sem dúvida essencial, ela possibilita a circulação e renovação do ar, porém, isso nem sempre é possível nos apartamentos, principalmente.

Neste caso, o uso de exaustores, coifas e depuradores é essencial, porque cozinhar é preciso!

E para saborear as refeições? Que mesa fica melhor na cozinha?

Democracia! O que você deve considerar é o espaço disponível! Cozinhas integradas normalmente são servidas por bancadas, com revestimentos simples, mas bonitos, ou caros e glamorosos. Mas, nada impede que a integração seja com a mesa. E então, bom gosto e criatividade falam bem alto, considere:

• Misturar os materiais, como aço com vidro ou aramados;

• Mesa de madeira com cadeiras de outro material;

• Formatos diversos, conforme o espaço disponível.

Iluminação e harmonização

Para revelar a beleza da cozinha, aposte no tipo de iluminação funcional, principalmente à noite.

O tipo de luminária também vai falar por si, no quesito bom gosto, considere os pendentes para espaço de refeição ou sobre bancadas, luminárias LED para iluminação ampla e eficiente, paflons de sobrepor e até mesmo os trilhos de iluminação.

Para compor o visual, experimente objetos coloridos, com motivos alegres e quem sabe alguns vasinhos com temperinhos!

É importante salientar que mesmo as cozinhas separadas, sem integração estão se tornando o ponto de encontro da casa, e vale aproveitar cada espaço para manter este velho novo hábito.



Tags da postagem:
Cozinha para curtir;