Como economizar água no seu apartamento

Como reduzir consumo de água no apartamento?

Como economizar água no seu apartamento

Para quem mora em apartamento, o reuso da água é o principal assunto do momento. Devido a escassez de água no Sudeste do Brasil, todos estão em busca de novas soluções para economizar a água e reutiliza-la.

A captação da água da chuva é uma das principais medidas para diminuir o consumo de água que é fornecidas pelas empresas responsáveis pelo abastecimento.

Para quem mora em casas, uma solução simples é utilizar recipientes que possam captar a água da chuva, mas lembre-se que é necessário manter essa água armazenada em um local fechado, para evitar a proliferação da dengue.

O que você pode fazer para economizar água no seu apartamento? Conheça algumas medidas simples que farão toda a diferença na luta pela economia de água:

• Momento do banho

Essa é uma regra antiga, que mais do que nunca precisa ser seguida: ao se ensaboar, desligue o chuveiro. Deixe um balde ou bacia próxima ao chuveiro para acumular a água que é utilizada para você se molhar e tirar o shampoo e o sabão. A água que foi guardada pode ser usada para dar descarga no vaso e na limpeza do próprio banheiro e de demais áreas do seu apartamento.

• O que fazer com água da máquina de lavar

É muito desperdício deixar toda aquela água que sai da máquina de lavar ir ralo abaixo. Só para você ter ideia, uma máquina de lavar de 5kg gasta em uma única lavagem 135l de água potável. Já pensou em ligar a mangueira pela qual sai a água em uma bombona? Essa água que será armazenada pode ser utilizada no seu vaso sanitário, na limpeza e também nas plantas. Além disso, faça lavagens de roupas de forma regular, escolha um ou dois dias na semana para lavar toda a sua roupa, para economizar a água.

• Ar condicionado

Aquelas gotinhas que saem do ar condicionado quando são aproveitadas podem gerar alguns litros de água que pode ser utilizada na limpeza do seu apartamento, na vaso sanitário e também para regar as plantas. Lembre-se de utilizar um recipiente com uma tela protetora bem fininha para não ter riscos de proliferação de dengue.