Caixa vai tornar o financiamento do imóvel mais rápido

Caixa vai agilizar os financiamentos de imóveis

Caixa vai tornar o financiamento do imóvel mais rápido

Os empréstimos auxiliam que não tem condições de reformar ou adquirir um imóvel à vista. Os grandes bancos, como a Caixa e o Banco do Brasil oferecem linhas de crédito para este fim. Porém, as taxas de juros que são praticadas nessas negociações vão muito além do preço real, em alguns bancos, a taxa de juros pode dobrar o valor financiado.

As menores taxas de juros são praticadas por bancos que pedem o imóvel financiado como garantia de pagamento. Se tiver condições de assumir uma parcela com um valor mais alto, opte pela redução do prazo do financiamento para conseguir ter uma redução nos juros da operação final.

A Caixa Econômica Federal é o principal financiador de imóveis do Brasil, possui as melhores taxas do mercado e as condições de financiamento são diferenciadas. Com todas essas vantagens a Caixa irá ajudar ainda mais quem quer adquirir seu próprio imóvel.

O financiamento imobiliário ficará mais rápido, pois  a Caixa pretende reduzir o tempo de registro do imóvel de 30 dias para 5 dias, utilizando um sistema de registro eletrônico. Essa tecnologia será liberada experimentalmente apenas no Estado de São Paulo.

Essa agilidade será possível devido a uma parceria que foi realizada entre a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), que representa os cartórios em São Paulo e a Instituição Financeira. O banco enviará um contrato eletrônico para o cartório, que realizará o registro da unidade, com prazo máximo de 5 dias, não sendo mais necessário que o cliente se desloque até o cartório com toda a documentação e tenha que logo após retornar ao banco, diminuindo a burocracia em todo o processo e o tempo de espera.

Para financiar um imóvel em SP você apenas toda a documentação exigida pela Caixa, assinar o documento do registro do imóvel na Caixa. Essa documentação ficará sob a guarda da própria Caixa, que cederá a cópia do registro e o PDF do registro enviado ao cartório.

esmo que o tempo de registro não significa que o tempo de aprovação tenha sido incluído nesses 5 dias, o prazo continuará sendo de 5 dias úteis para aprovação da linha de crédito. Logo, toda a operação contando com o registro e a aprovação do financiamento terá 10 dias úteis, o que antes podia demorar até 10 dias úteis.