10 dicas para escolher o tapete ideal

Como escolher o tapete ideal?

10 dicas para escolher o tapete ideal

Os tapetes conferem charme, elegância e aconchego aos ambientes. É preciso escolher o modelo correto para não errar e acabar estragando a harmonia do espaço, comprometendo toda a decoração.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para evitar que esses deslizes ocorram, deixando seu ambiente do jeitinho que você quer:

1. Escolha todos os itens da decoração antes do tapete, deixe-o por último. Dessa forma, você consegue pensar muito bem em todos os detalhes evitando os excessos que podem acabar com a sua decoração. Se o ambiente a ser decorado for a sala, escolha o tapete de acordo com o sofá. Para um sofá estampado o tapete será liso ou neutro e vice-versa.

2. Se sua ideia for valorizar o tapete, por ser uma peça única ou rara, comece a decoração por ele.

3. O tapete é uma peça muito bem-vinda em ambientes como: sala de estar, sala de home theater, quartos e banheiro. Na sala de jantar não é indicado, pois alimentos podem cair sobre ele. O ideal para cozinha são tapetes antiderrapantes, que tem o material emborrachado, de fácil limpeza.

4. O tapete combina com os mais diversos tipos de pisos, exceto aqueles que são revestidos com carpete.

5. Não existe uma regra de decoração que impeça que haja mais de um tapete no mesmo ambiente, porém, é preciso usar o bom senso. Se um dos tapetes for estampado, os demais devem ser em tons neutros ou lisos.

6. As cores do tapete precisam estar em perfeita harmonia com os demais itens de decoração do ambiente.

7. Se quiser deixar um ambiente bem aconchegante, invista em tapetes peludos. Eles são ideais para salas de estar e quartos.

8. Os tapetes de tons escuros são ideiais para casas que tem crianças ou animais de estimação, pois que disfarçam um pouco as sujeiras. Se esse é o caso, invista em tons claros nos demais itens da decoração desse ambiente, para não deixar o ambiente com ar pesado e diminuindo a sensação de espaço.

9. Tapetes com fibra sintética são ideias para os lares onde tem algum alérgico. Os demais tipos de tapetes não são aconselháveis para quem tem alergia à poeira e à ácaros.

10. As pontas dos tapetes que forem colocados na sala de estar devem ficar embaixo do sofá, para eu que não passe a impressão que o tamanho ficou menor que o ideal.



Tags da postagem:
Como escolher o tapete ideal?;