Vantagens e desvantagens dos tons claros na decoração

Vantagens e desvantagens dos tons claros na decoração

Vantagens e desvantagens dos tons claros na decoração

As vantagens de usar tons claros na decoração são muitas, mas as sensações de amplitude de espaço e de harmonização são evidentes, concorda?

A pintura das paredes e teto, os móveis, objetos e até mesmo as aberturas com cores claras, causam um efeito visual bem diferente.

Mas não apenas isto! Também mudamos a percepção do ambiente, pois existe o efeito psicológico da cor, e isso influencia inclusive no comportamento das pessoas que utilizam o espaço.

Fazer a decoração com cores claras é conjugar o neutro e o clássico, além de expressar bom gosto! Por isso, preparamos para você algumas dicas para usar e abusar dos tons claros com muito estilo confira.

Tons claros na decoração instigam calma

Você mesmo já deve ter experimentado as diferentes sensações que um ambiente totalmente clean oferece, certo?

A luminosidade e os complementos se destacam, e se optar por móveis também em tom claro, definitivamente você vai sentir paz interior.

• O principal propósito da decoração em tons claros é sensação de tranquilidade e de ambiente limpo.

Paredes podem ser pintadas com o branco puro, ou com tons de areia, camurça e gelo, mas se você optar pelo estilo off-white, que mescla diferentes tons de branco vai estar diante de um efeito incrível de amplitude e profundidade.

E se você optar pelo coral então!Percebe que há muita amplitude nos tons claros?

Por isso as vantagens de usar tons claros na decoração, principalmente na pintura de paredes e teto não cessam, pois:

• É bem mais fácil combinar os móveis;

• A questão da iluminação sofre um impacto positivo grande, pelo aumento considerável do índice de luminosidade e iluminância;

• A manutenção é menos complicada;

• Ambiente menos tedioso e hostil;

• Possibilidades de variação dinâmica nos objetos que complementam o ambiente, como cortinas, por exemplo.

Enfim as cores claras possibilitam uma cartela vasta de variações, com efeitos incríveis para qualquer cômodo de sua casa, apartamento ou estabelecimento comercial.

Móveis e complementos em tons claros dão glamour ao ambiente

Móveis em tons claros são válidos e recomendados para qualquer ambiente, principalmente pela durabilidade, que é maior, e a sensação de espaço otimizado.

Além disso, a possibilidade de “criar” ambientes intimistas e pessoais é ímpar quando se opta pelas cores claras, principalmente em quartos, home offices, onde a suavidade do tom neutro acalma e acolhe.

O cuidado está em não cometer exageros, como por exemplo, paredes e móveis tudo no mesmo tom, o segredo está justamente em jogar com possibilidades coloridas aleatórias, como quadros, estofamentos de cadeiras, cortinas, pufs e é claro ornamentos diferenciados e com um pouco de cor.

Afinal existem desvantagens dos tons claros na decoração?

Sabe a velha história do gosto, cor e amor não se discute? Pois ela ilustra e pondera muito bem as vantagens e desvantagens dos tons claros na decoração.

De cara identificamos que as vantagens de sobressaem em relação a qualquer imposição aos tons claros, mas fica a dica:

• O excesso do branco, por exemplo, pode deixar o ambiente monótono;

• É importante manter as paredes e móveis claros com a manutenção sempre em dia, principalmente eliminado manchas, frisos, obstruções ou infiltrações, pois o aspecto de sujo e desleixo, não é nada agradável.

Acredite! Vale muito aderir a uma cartela de cores claras variadas, com nuances e texturas básicas, mas inusitadas, que valoriza os muitos tons claros, e assim, não deixar sua casa apática.

No mais, fazer a decoração com cores claras é simplificar a vida, valorizar o ambiente e sentir aconchego ao chegar em casa.